Brasil divulga ações do Ministério das Cidades em conferência de habitação da ONU | aU - Arquitetura e Urbanismo

Notícias

Notícias

Brasil divulga ações do Ministério das Cidades em conferência de habitação da ONU

Habitat III apresenta Nova Agenda Urbana, apoiada pelo CAU/BR

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
19/Outubro/2016

Começou nesta segunda-feira (17) o Habitat III, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com o objetivo de discutir uma "Nova Agenda Urbana", o evento que acontece apenas de 20 em 20 anos foi recebido desta vez em Quito, no Equador.

Representando o Brasil, a secretária nacional de habitação, Henriqueta Arantes falou sobre a atuação do Ministério das Cidades durante a Mesa de Alto Nível da Conferência. "O Brasil é um dos poucos que tem em sua estrutura de governo um Ministério das Cidades voltado, especificamente, para desenvolver a articulação entre os governos federal, estaduais e municipais no marco de uma política urbana nacional. A dimensão territorial do País e as imensas demandas sociais, nos impulsiona a buscar soluções institucionais criativas e mostrá-las para o mundo".

Henriqueta Arantes também comentou sobre os programas específicos do Ministério. "Oferecemos capacitação para os agentes locais, apoio na elaboração de planos e projetos que beneficiam as administrações dos municípios de pequeno e médio porte. Como exemplo, citamos aqui o nosso portal chamado 'Capacidades', que disponibiliza, gratuitamente treinamento em planejamento urbano, contribuindo para o aperfeiçoamento da ação do poder local".

A secretária declarou antes do evento que a agenda futura de habitação brasileira defende quatro eixos de desenvolvimento: pessoas, produtos, investimentos e processos. "Um dos nossos objetivos na Conferência da ONU é mostrar que pretendemos reforçar a importância da inserção da sustentabilidade para as famílias beneficiárias do programa Minha Casa, Minha Vida". Por fim, ela destacou que a união dos países poderá tornar estes processos mais dinâmicos e rápidos, fazendo da habitação um produto mais sustentável e adequado.

A conferência da ONU traz discussões sobre desenvolvimento sustentável, habitação, saneamento e mobilidade.

Leia mais: CAU/BR apoia Nova Agenda Urbana da ONU 



Destaques da Loja Pini
Aplicativos