Escritório paranaense Saboia + Ruiz Arquitetos vence concurso da Codhab-DF para centro de ensino fundamental | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Notícias

Escritório paranaense Saboia + Ruiz Arquitetos vence concurso da Codhab-DF para centro de ensino fundamental

Projeto organiza o espaço da escola em dois níveis e utiliza materiais como metal e concreto, além de brises soleil em madeira

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
20/Abril/2016

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) divulgou na última sexta-feira (15) o resultado do concurso público de projetos de arquitetura e complementares para o Centro de Ensino Fundamental (CEF) no Residencial Parque do Riacho, em Riacho Fundo, Brasília. Venceu o escritório de arquitetura paranaense Saboia + Ruiz Arquitetos.

A equipe é formada pelos arquitetos Alexandre Ruiz da Rosa, André Bihuna D'Oliveira, Haraldo Hauer Freudenberg e Rodrigo Vinci Philippi, além da colaboração de Lucas de Oliveira Freitas, Luca Fischer e Michela Neri. As estruturas são de autoria de Ricardo Henrique Dias.

O projeto vencedor organiza o espaço da escola em dois níveis: o térreo, direcionado ao acesso, ao atendimento, aos pátios e aos espaços de uso comum; e o primeiro pavimento, destinado às salas de aula em geral.

A implantação de pequenos pátios e de escadas secundárias garante, segundo o escritório, a multiplicidade de percursos na escola e a flexibilidade de acesso e de convivência dos alunos. A divisão dos pequenos pátios e do grande pátio tem, ainda, função pedagógica: os menores remetem a atividades de classe, à interação das turmas, enquanto o grande é mais voltado às vivências, contempla o ginásio e um pé direito maior.

Os sistemas construtivos da nova escola utilizam materiais como metal e concreto. A proteção solar é composta por brise soleil horizontal em madeira.

A cobertura do ginásio é realizada a construção em estrutura metálica, assim como as áreas de circulação e passarela. Quanto ao piso, foi escolhida a areia compactada nas áreas descobertas e a pavimentação nas áreas cobertas. A estrutura idealizada do projeto é pré-fabricada.

Segundo a ata da comissão julgadora do concurso, o projeto do escritório Saboia + Ruiz Arquitetos se destaca pela "boa implantação e distribuição funcional, pela facilidade de acesso aos equipamentos comunitários e pela correta implantação e orientação das salas de aula".

Demais premiados
Em segundo lugar, ficou o projeto desenvolvido por ArqBr + Estúdio MRGB, composto pelos arquitetos Eder Alencar, André Velloso, Rodrigo da Cruz, Izabela Brettas, Gabriel Solórzano, Igor Campos, Hermes Romão, Ana Orefice, Rodolfo Marques e Ana Carolina Moreth. A parte estrutural é de Vladmir Villaverde.

Já o projeto a ocupar o terceiro lugar é de autoria de Emerson Vidigal, Eron Costin, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa e Martin Kaufer Goic, e tem a colaboração de Leonardo Venâncio, Marcelo Miotto e Mariana Steiner Gusmão.

A competição ainda destacou as seguintes menções honrosas:

Menção honrosa
Autores: Gustavo Alexandre Cardoso Cantuaria, Lucia Kozak Simaan, Daniel Simaan França.

Menção honrosa
Autores: Moacir Zancopé Júnior, Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski, Suzanna de Geus, Karin Luciana Klassen, Simone R. N. Born e Rodolfo Luís Scuiciato.

Menção honrosa
Autores: Estevan Barin, Jenifer Vescia, Bruno Cassol, William Dal Carobo.

Mensão honrosa
Gustavo Penna Arquitetos Associados
Autores: Gustavo Penna, Laura Penna, Letícia Carneiro Norberto Bambozzi. Colaboradores: Oded Stahl, Henrique Neves, Eduardo Magalhães. Membros da Equipe: Alice Flores, Barbara Novais, Fernanda Tolentino, Gabriel Barbosa, Ivan Rimsa, Jordana Faria, Julia Salgado, Larissa Freire, Naiara Ariana, Patrícia Gonçalves, Paula Sallum, Raquel Moura, Raquel Resende, Sarah Fernandes. Consultores: Bedê Engenharia de Estruturas Lumens Engenharia.

Menção honrosa
Corsi Hirano Arquitetos
Autores: Daniel Corsi, Dani Hirano, André Sauaia. Colaboradores: Fábio Carneiro, Julia Lazcano, Gabriela Meyer.

Menção honrosa
Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados
Autores: Sérgio Roberto Parada, Rodrigo Mônaco Biavati, Felipe Miranda Rodrigues e Júlia Solléro de Paula. Colaboradores: Larissa Almeida Martins Pontes e Caio Monteiro Damasceno.

Menção honrosa
Dal Pian Arquitetos
Autor: Renato Dal Pian / Co-autora: Lilian Dal Pian Colaboradores: Carolina Tobias, Luis Taboada



Destaques da Loja Pini
Aplicativos