Edifício RB12, do Triptyque Architecture, vence o Prêmio Saint Gobain de Arquitetura 2015 | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Notícias

Edifício RB12, do Triptyque Architecture, vence o Prêmio Saint Gobain de Arquitetura 2015

Além da premiação especial ao prédio comercial, outros oito projetos foram contemplados nas modalidades Residencial, Empresarial, Institucional, Arquitetura de Interiores e Estudante

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
11/Março/2015
Divulgação

A Saint-Gobain divulgou na última sexta-feira (6) os nove vencedores do seu Prêmio de Arquitetura 2015. O edifício RB12, do Triptyque Architecture, recebeu a premiação Edição Especial 350 como melhor projeto por se destacar, segundo o júri, em relação a “complexidade de retrofit em conjunto com a aplicação de tecnologias sustentáveis e mais simples nas fachadas”.

“O júri avaliou o projeto como altamente relevante, pois oferece uma alternativa de qualidade arquitetônica voltada especialmente às necessidades das grandes metrópoles, tanto no Brasil quanto na América Latina. Ou seja, visa estimular a reforma de edifícios históricos sem a necessidade de grandes demolições. A iniciativa traz impactos positivos a toda a região do Centro Histórico da cidade do Rio de Janeiro porque evita que ocorra o acúmulo de entulho em locais com grande fluxo de pessoas”, explica a organização do prêmio.

O projeto do escritório franco-brasileiro também foi o primeiro colocado na modalidade Empresarial da categoria Profissional. Em segundo lugar neste grupo, ficou o empreendimento Costa do Ipê Parque Shopping, do Uncreated.net.

Já na modalidade Residencial da premiação venceu o projeto Casa 88º, do Atelier O´Reilly Architecture & Partners, desenvolvido em parceria com a Gaia Construtora, MADO Janelas & Portas e Rewood Madeira Laminada. O projeto Casas 3, do Estúdio Nacional Arquitetura e Design, levou a segunda colocação nesta modalidade.

Em Institucional, o Centro de Eventos e Exposições de Paraty, de Dal Pian Arquitetos Associados, e o Centro Olímpico de Sustentabilidade RJ 2016, do FGMF Arquitetos, ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar. O projeto de reestruturação física da Santa Casa de Juiz de Fora, da Imaginal Arquitetura e Urbanismo, ficou em primeiro lugar na modalidade Arquitetura de Interiores, enquanto o Living C, da VERT Arquitetura e Consultoria, ficou em segundo colocado.

Na categoria Estudante, por fim, venceu na modalidade Projeto Acadêmico a Escola Pública de Ensino Médio em Período Integral em Blumenau, elaborada por Tiago Tamanini Junior com orientação de Maria Inês Sugai, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



Destaques da Loja Pini
Aplicativos