FNA divulga vencedores do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano | aU - Arquitetura e Urbanismo

Arquitetos

Notícias

FNA divulga vencedores do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

Confira os profissionais selecionados nas categorias: Público, Privado, Jovem Arquiteto, Homenagem Especial, In Memorian e Reconhecimento da Contribuição a Arquitetura e Urbanismo

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
19/Setembro/2016

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) divulgou na última quarta-feira (14) os vencedores das seis categorias do 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano. São elas: Setor Público, Setor Privado, Jovem Arquiteto, Homenagem Especial, In Memorian e Reconhecimento da Contribuição a Arquitetura e Urbanismo.

O prêmio será entregue no dia 19 de novembro, durante o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (40º ENZA), no Memorial Luíz Carlos Prestes, em Porto Alegre.

A equipe julgadora foi formada pelos profissionais Clóvis Ilgenfritz da Silva, Newton Burmeister, Orlando Cariello Filho, Valeska Peres Pinto, Kelson Vieira Senra, Eduardo Bimbi, Angelo Marcos Vieira de Arruda e Jefferson Roselo Mota Salazar.

Eles consideraram a relevância e o impacto das realizações dos profissionais indicados em diversas áreas de atuação profissional, através de ações, projetos ou obras inovadoras que beneficiem a sociedade.

Na edição atual, foram criadas as categorias In Memorian, destinada ao reconhecimento póstumo de profissionais, e a Reconhecimento da Contribuição a Arquitetura e Urbanismo, direcionada a ações promovidas por pessoas físicas ou jurídicas, profissionais ou não, que valorizem a atividade profissional.

O Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano foi criado em 2006, e é conferido anualmente a profissionais brasileiros que se destaquem pela sua atuação profissional, vinculada à arquitetura e ao urbanismo.

Confira os vencedores da edição de 2016:

SETOR PÚBLICO
Amadja Henrique Borges - Natal (RN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

SETOR PRIVADO
Pedro Amim Tavares e Bernardo Richter - Curitiba (PR)
Arquea Arquitetos

JOVEM ARQUITETO
Deloan Edberto Mattos Perini - Erechim (RS)
Ganhou o 28º Prêmio Jovem Cientista em 2015, pelo desenvolvimento de projeto de infraestrutura para o apoio da agricultura urbana. O modelo desenvolvido por ele engloba temas como saúde, relações sociais e melhoria dos espaços das cidades. Ele também prevê a avaliação do espaço e o desenvolvimento de políticas públicas.

HOMENAGEM ESPECIAL
Antonio Carlos Moraes de Castro - Brasília (DF)
Alis Jein Josefides Scacino - São Paulo (SP)
A atuação profissional da arquiteta concentra-se na área pública, com projetos e execução de obra em áreas de favela. A homenagem, entretanto, resulta de esforços concedidos para a fundação da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura (FENEA), ainda em vida acadêmica.

IN MEMORIAN
Demétrio e Enilda Ribeiro - Porto Alegre (RS)
Enilda foi uma das editoras da Revista Espaço, e uma das figuras-chave da P.U.F.A. (Por Uma Faculdade de Arquitetura). Quando professora da Fcauldade de Arquitetura da UFRGS, foi cassada pelo regime militar. Entre os anos de 1980 e 1981, presidiu o Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil.

Demétrio, seu marido, presidiu o IAB gaúcho e nacional. Foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura da UFRGS em 1946, e lecionou ali durante muitos anos. Junto à sua esposa, foi cassado durante o regime militar, já que era militante comunista. Sobreviveu do planejamento de pequenas obras, sem poder assinar seus trabalhos.

RECONHECIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO A ARQUITETURA E URBANISMO
Rádio Arquitetura - Novo Hamburgo (RS)



Destaques da Loja Pini
Aplicativos