Oficinas vão discutir o futuro da profissão do arquiteto e urbanista neste fim de semana em Porto Alegre | aU - Arquitetura e Urbanismo

Agenda

Notícias

Oficinas vão discutir o futuro da profissão do arquiteto e urbanista neste fim de semana em Porto Alegre

Realizado pela FNA e pelo SAERGS nesta sexta e sábado, evento contará com transmissão online

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
16/Setembro/2016

Acontecem neste final de semana as primeiras oficinas preparatórias para o Seminário Nacional “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista”, a ser realizado durante os dias 16 e 17 de novembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os eventos, gratuitos, são promovidos pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

A primeira oficina acontece nesta sexta-feira (16), das 14h00 às 18h00, para tratar da formação do arquiteto e urbanista. Nela, pretende-se discutir as mudanças pós Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e perspectivas na educação profissional. Serão abordados temas como as diretrizes curriculares nacionais de arquitetura e a atualidade da profissão, a relação entre a formação e a atribuição das atividades dos arquitetos no exercício profissional, o arquiteto e urbanista como formador de novos profissionais e o papel do ensino como profissão.

A oficina de sábado (17) carrega o tema Projetar e Fazer e ocorre das 9h00 às 13h00. Ela deverá levantar o debate "O arquiteto que faz – novos e velhos paradigmas da profissão". Serão discutidos assuntos como o valor do arquiteto, os desafios da atuação profissional e as oportunidades de inovação, além da atuação de novos profissionais no mercado de trabalho.

No período da tarde, a mesma temática é abordada. Das 14h00 às 18h00, arquitetos conversarão sobre a atuação dos profissionais formados antes das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e as dificuldades frente às novas tecnologias, novos tempos e arquitetura de qualidade para a sociedade versus especulação de mercado.

Essas oficinas são as três primeiras de um total de cinco preparatórias para o Seminário Nacional. As demais devem ocorrer no dia 30 de setembro.

O endereço onde acontecerão todas os encontros é o Memorial Luíz Carlos Prestes, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº. As oficinas também terão transmissão online e ficarão arquivadas no Facebook do SAERGS. Para acessá-lo, clique aqui



Destaques da Loja Pini
Aplicativos