Notícias do mundo da arquitetura | aU - Arquitetura e Urbanismo

Cenário

Notícias do mundo da arquitetura

Edição 274 - Janeiro/2017

1

Arquitetos brasileiros premiados no lugar mais frio do mundo

1

Três brasileiros venceram o Annual International Contest of Architectural Ideas for Siberia, premiação que reconhece as melhores ideias arquitetônicas de uma das regiões mais geladas do mundo, na categoria Cidade de Gelo: a arquiteta Gabriela Virgínia de Magalhães; seu pai, o arquiteto recémformado André Luiz de Magalhães (que acumula 35 anos de experiência como engenheiro); e a estudante de arquitetura e urbanismo Júlia Lobo, da PUC-Minas, em Poços de Caldas. O desafio do grupo era criar uma cidade de gelo itinerante: instalada no centro da ilha, ela deveria ter a possibilidade de ser removida durante o verão.

Utilizando como referência o desconstrutivismo de Jacques Derrida e o rizoma de Deleuze e Guattari, dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, além da obra Guernica, de Pablo Picasso, a equipe premiada concebeu o projeto Polar Chaos 1 para fazer parte da congelante paisagem natural da ilha-parque Tatyshev, localizada em Krasnoyarsk, uma das principais cidades da Sibéria, na Rússia. "A importância dessa vitória é muito grande porque foi o nosso primeiro projeto de arquitetura", comemora André Luiz de Magalhães.

Julgado em outubro, na Sibéria, o concurso contou com a participação de várias organizações. Entre elas, a Accademia Vesuviana di Tradizione Etnostoriche de Nápoles, na Itália, onde foi realizada a premiação.

Estúdio Módulo vence concurso para mobiliário urbano de São Paulo
O Estúdio Módulo de Arquitetura venceu o Concurso Público Nacional de Ideias para Elementos de Mobiliário Urbano de São Paulo. O desafio da competição era selecionar as melhores propostas de projeto para nove elementos (ou famílias de elementos) de mobiliário urbano 2 : quiosque multiúso, sanitário público, abrigo em ponto de parada de táxi, família de papeleiras, família de bancos, bebedouro duplo, família de paraciclos, família de balizadores e família de guarda-corpos. O evento teve 189 inscrições e 69 trabalhos foram entregues para a avaliação do júri.

A proposta da equipe vencedora foi partir da geometria monolítica dos totens escuros da Avenida Paulista para criar as famílias de mobiliário solicitadas. Isso permitiu a formação de uma linguagem que unifica os diferentes equipamentos propostos com os já existentes, reforçando a identidade paulistana em espaços públicos.

Para desenvolver o projeto, o grupo utilizou painéis de madeira certificada em pontos estratégicos e peças pré-fabricadas complementares. O desenho propõe o reúso de água da chuva, painéis fotovoltaicos e iluminação de LED, além de priorizar a iluminação e a ventilação naturais.

 

2

Os bancos partem do módulo de um bloco único de concreto, que varia de tamanho. Individuais ou coletivos, os bancos podem receber o acréscimo de acessórios para atender às diferentes necessidades como assento, encosto e braços laterais, feitos também de madeira para aumentar o conforto em um local de estadia prolongada. Já o paraciclo individual é composto de perfis tubulares de aço galvanizado com pintura eletrostática em forma retangular de maneira a criar um equipamento capaz de fixar a bicicleta.

"O trabalho foi feito em grupo multidisciplinar e com ideias variadas, o que ajudou na vitória", afirma Guilherme Bravin, um dos diretores do Estúdio Módulo. A premiação foi realizada em cerimônia pública no Edifício Martinelli, no fim de novembro.

FStudio desenvolve banco de bloquete e ferro maciço
Inspirado na paisagem urbana do Rio de Janeiro, o escritório carioca FStudio desenvolveu um assento de bloquete pré-moldado de concreto com estrutura de ferro maciço para acabamento em pintura eletrostática preta. Batizada de Banco Urbe 3 , a peça tem 27 cm de diâmetro e 47 cm de altura. "Fizemos uma releitura de um objeto presente no imaginário urbano, o bloquete de concreto pré-moldado, que é utilizado na pavimentação de calçadas, transformando o seu uso", explica a arquiteta Flávia Araújo. O assento pode ser usado como banco, mesa lateral ou mesa de centro quando colocado em conjunto.

 

3

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>


Destaques da Loja Pini
Aplicativos