Casa de praia com fundos para lago abre mão de muros e se organiza em volumes que criam balanços estruturais e ambientes adaptáveis | aU - Arquitetura e Urbanismo

Residencial

Arquitetura Nacional . Xangri-lá, RS . 2015

Casa de praia com fundos para lago abre mão de muros e se organiza em volumes que criam balanços estruturais e ambientes adaptáveis

POR ÉRIDE MOURA FOTOS MARCELO DONADUSSI
Edição 269 - Agosto/2016

Ao adquirir o lote de 483,53 m² no condomínio Enseada, em Xangri-lá, município do litoral gaúcho situado a de 130 km de Porto Alegre, o jovem casal de proprietários tinha em mente a construção de uma casa funcional, prática, com espaços amplos e integrados, onde pudesse reunir familiares e amigos nos fins de semana. De acordo com Paula Otto, sócia do escritório Arquitetura Nacional, de Porto Alegre, encarregado da elaboração do projeto, a primeira ideia sugerida pelos arquitetos foi a de abrir a casa o máximo possível para a paisagem e para o lago que corta o fundo do terreno. 'A ausência de muros, uma vez que o lote faz parte de um condomínio fechado, facilitou a execução dessa ideia', adianta a arquiteta.

Aceita a proposta inicial, os arquitetos desenvolveram o projeto da casa com o acesso principal voltado para a face Norte, de frente para a rua, mas aberta ao máximo para o fundo do lote, na face Sul, de maneira a privilegiar a visualização do lago. A composição básica projetou dois volumes principais de materiais distintos: o térreo, estruturado em aço com fechamentos em vidro protegido por brises de madeira, e o superior, de concreto estrutural.

Implantados de forma deslocada, os volumes criaram dois grandes balanços estruturais, sob os quais foram abrigados os espaços abertos e cobertos da área social. Os volumes se tocam o mínimo possível, para que o superior pareça apenas pairar sobre o térreo. As zonas de balanço cobertas foram ocupadas pela garagem e pelo ambiente de estar, voltado para os fundos do terreno. Quanto à volumetria, os arquitetos optaram por materiais puros e de poucas interferências, como madeira, vidro e concreto.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista aU - Arquitetura e Urbanismo

Outras opções



Destaques da Loja Pini
Aplicativos