Drucker Arquitetos Associados projeta uma compacta casa-protótipo em Marília, interior de São Paulo | aU - Arquitetura e Urbanismo

Residencial

Drucker Arquitetura . Marília, SP . 2013

Drucker Arquitetos Associados projeta uma compacta casa-protótipo em Marília, interior de São Paulo

Por Simone Sayegh | Fotos: Ruben Otero
Edição 250 - Janeiro/2015

Cinco escritórios de arquitetura paulistanos foram chamados para projetar residências-protótipo em um condomínio horizontal na cidade de Marília, interior do Estado de São Paulo. Todos dispuseram de terrenos de 348 m² e deveriam projetar casas dentro de conceitos de economia de formas e de materiais, seguindo as diretrizes de sustentabilidade do condomínio. A casa Madrid, projeto de Monica Drucker e Ruben Otero, preserva 40% da área do terreno, exigência do incorporador, e oferece a possibilidade de escolha entre dois ou três dormitórios. Apesar do terreno relativamente pequeno, e de seu pouco aproveitamento, o escritório conseguiu empreender ao projeto a integração e plasticidade da arquitetura contemporânea. Além do escritório Drucker Arquitetos Associados, participaram Ciro Pirondi, Centro Arquitetura, Apiacás Arquitetos e GrupoSP.

Na casa Madrid, predominam as linhas horizontais, que alongam a construção térrea de 137 m², com laje de piso suspensa. Os ambientes concentram-se na porção Sul e Leste do terreno, distribuídos em uma planta em 'L' que alterna três materiais: concreto aparente, vidro e madeira. O concreto conforma uma grande cobertura térmica formada por laje protendida e placas de EPS que se expande em beirais. Na porção oposta o teto plano se afina, e abriga um sistema térmico formado por ripas de madeira e tela de PVC que protegem do calor a garagem e o espaço da churrasqueira. O arremate desse grande plano horizontal fica por conta de vigas de concreto que contornam o jardim e fazem o coroamento do terreno.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista aU - Arquitetura e Urbanismo

Outras opções



Destaques da Loja Pini
Aplicativos