Notícias do mundo da arquitetura | aU - Arquitetura e Urbanismo

Cenário

Notícias do mundo da arquitetura

Edição 248 - Novembro/2014

1

Projeto de equipe paulista é primeiro colocado no concurso para o Mercado de Lages
A proposta 1 elaborada pelo arquiteto paulista Henrique Zulian venceu o concurso nacional de ideias para adequação e revitalização do Mercado Público de Lages, promovido pelo IAB-SC e pela Prefeitura de Lages, SC.

Também assinada por Talita Broering, Vinicius Figueiredo e Vitor Zanatta, a proposta caracteriza-se por integrar o mercado ao entorno, criando espaços públicos para convivência e eventos. Para o prédio da década de 1940, o projeto prevê uma cobertura retangular com abertura frontal e distribuição de vidraças nas laterais para aproveitamento da luz natural.

Em segundo lugar 2 foi selecionado o projeto de Matheus Alves, de São Paulo, que apresenta estruturas de madeira na cobertura e nas instalações internas. O terceiro colocado 3 é o projeto de César Shundi Iwanizu, também de São Paulo, que incorpora as características originais da fachada do mercado com novas instalações. Também foram concedidas menções honrosas aos projetos de Rodrigo Salvati, de Caxias do Sul, RS, e de André di Gregorio, de São Paulo.

 

2
Imagens: divulgação IAB-BA
3

Após as três melhores propostas terem sido selecionadas pelo júri formado por cinco profissionais de arquitetura, elas passaram por uma segunda banca, composta por representantes de entidades, associações e universidades.

Os prêmios são de 35 mil reais para o primeiro colocado, 20 mil reais para o segundo e 10 mil reais para o terceiro. O vencedor será contratado pela prefeitura para desenvolvier o projeto executivo de arquitetura e coordenação dos projetos complementares.

Monumento à liberdade de imprensa, de Gustavo Penna, é premiado no World Architecture Festival

Divulgação: Gustavo Penna Arquitetos & Associados
4

O projeto para o Monumento à liberdade de imprensa 4 , de Gustavo Penna Arquiteto & Associados, que concorreu com mais nove trabalhos internacionais, venceu o World Architecture Festival 2014 na categoria Futuro Projeto - Cultura.

O monumento, que será construído no jardim do Centro Internacional de Imprensa, em Brasília, consiste em dois volumes revestidos por painéis de vidro translúcido, localizados no nível acima do solo. No subsolo, serão abrigadas salas de reuniões, galeria para exposições e instalações para eventos e projeções multimídia.

A premiação realizada pela entidade inglesa ocorreu em outubro. O Edifício do Ano ficou com o projeto The Chapel, do a21studio.

IAB divulga novas tabelas de honorários de serviços de arquitetura e urbanismo
O IAB disponibilizou em seu site três módulos das novas Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, que servem de fundamento aos profissionais para a cobrança de trabalhos como elaboração de projetos e prestação de serviços.

Os documentos foram desenvolvidos com base na primeira edição do Manual de Procedimentos e Contratação de Serviços de Arquitetura e Urbanismo, e coordenados e relatados pelo arquiteto Odilo Almeida Filho.

Contribuiu para a elaboração das tabelas o Colegiado Permanente das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR (Ceau), composto pela AsBEA, IAB, Abap, Abea, FNA, Fenea e a Presidência, Ouvidoria, Comissão de Exercício Profissional e Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR.

Daniel Gusmão vence polêmico concurso para expansão da sede do BNDES, no Rio de Janeiro
O anteprojeto elaborado por Daniel Gusmão foi selecionado por unanimidade entre as cinco propostas finalistas do concurso para o edifício anexo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. O arquiteto carioca recebe prêmio bruto de 1,2 milhão de reais.

O concurso causou polêmica ao determinar a cessão de direitos autorais do arquiteto vencedor à instituição. Assim, entidades como o IAB-RJ e CAU/RJ retiraram seu apoio à competição, embora o BNDES tenha declarado que respeitava as normativas da Lei de Direitos Autorais e da resolução 67/2013 do CAU/BR. O concurso teve 64 propostas inscritas de 11 Estados do País.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>


Destaques da Loja Pini
Aplicativos