Os profissionais que assinaram os projetos publicados na edição | aU - Arquitetura e Urbanismo

Arquitetos

Os profissionais que assinaram os projetos publicados na edição

Edição 247 - Outubro/2014
 

Alejandro Martinez

Entre amigos
Patricio Martínez e Maximiá Torruella (da esquerda para a direita) 1 se conheceram muito antes de fundarem o PMMT, em 2000. Eles estudaram juntos no colégio e na universidade ETSA de Barcelona. Enquanto trabalhavam para outros arquitetos, especializados em projetos de hospitais, participavam juntos de concursos para estudantes de arquitetura. Maximiá passou pelos escritórios de Manel Brullet e Jordi Ros, enquanto Patricio trabalhou como diretor do departamento de projetos arquitetônicos do Pinearq. Foi quando decidiram criar seu próprio escritório de arquitetura voltado para a área da saúde. "Esta foi a origem do estúdio: dois amigos que se veem fazendo uma vida profissional juntos", conta Patricio. "Somos diferentes. Eu, sozinho, provavelmente não teria conseguido ter o escritório que temos, ele tampouco."

 

Hector Garcia

De volta à arquitetura
Quando o mexicano Mauricio Rocha 2 estava terminando a faculdade de arquitetura na Universidade Nacional Autônoma do México, pensou em mudar de área e fazer mestrado em cinema. Mas ao se envolver no projeto da casa de sua mãe, que desenhou a pedido dela, acabou definindo seu caminho: queria mesmo era ser arquiteto. Em 1998, sete anos após se formar, criou o Taller de Arquitectura, que tem como premissa desenvolver projetos sensíveis ao seu contexto e ao meio ambiente. Mauricio é filho de arquiteto (Manuel Rocha Díaz), mas conta que sempre quis trilhar o seu próprio caminho. E, para isso, escolheu um nome para o escritório que focasse na arquitetura, não na figura de um único profissional.

 

acervo pessoal

Filho da metrópole
José Eduardo Cubilla 3 é arquiteto e professor na Faculdade de Arquitetura, Desenho e Arte, da Universidade Nacional de Assunção, onde se formou, em 1995. Logo em seguida conheceu Solano Benítez e Javier Corvalán, ambos egressos da mesma instituição. Nascido em Assunção, Cubilla viveu a infância e a adolescência em Nova York, cidade que marcou sua formação pessoal. Joseto, como é chamado carinhosamente pelos colegas, lembra que, enquanto todas as crianças desenhavam suas casas com o panorama de árvores ao fundo, ele preferia construir sua paisagem com a massa de edifícios que caracteriza a ilha de Manhattan.

 

Lauro Rocha

História e arquitetura
Luís Alberto Elgue 4 se formou em 1990 na Faculdade de Arquitetura, Desenho e Arte, da Universidade Nacional de Assunção, onde hoje dá aulas. Logo após se formar, em um clima político que ainda dificultava certas discussões - a ditadura de Stroessner terminou um ano antes, em 1989 - foi cursar pós-graduação em arquitetura social na Fundação Rafael Leoz, de Madri, Espanha, onde ficou de 1992 a 1994. "É um absurdo que em um país como o Paraguai, com tantos problemas sociais, eu tivesse que viajar à Europa para me dedicar ao assunto", lamenta Elgue, que nesta edição assina um artigo sobre a arquitetura paraguaia, e tem um de seus mais recentes projetos publicado: a casa-estúdio Boceto, premiada na 9ª Biau.

 



Destaques da Loja Pini
Aplicativos