Cinco livros resenhados pela redação de AU | aU - Arquitetura e Urbanismo

Canal

Cinco livros resenhados pela redação de AU

Edição 247 - Outubro/2014
 

Brutalist connections - A refreshed approach to debates and buildings
Ruth Verde Zein . 32 páginas . Altamira Editorial .
www.altamiraeditorial.com.br
O livro apresenta as pesquisas que Ruth Verde Zein iniciou há mais de dez anos sobre a arquitetura brutalista das décadas de 1950 a 1970 no Brasil. Ruth aborda o uso do termo, apresenta seu método para pesquisa dos edifícios e traz uma definição do tema, considerando-o do ponto de vista tanto histórico quanto contemporâneo. O prefácio é do professor, historiador e crítico Réjean Légault. O pequeno livro acompanha seis encartes: seis pôsteres com esquemas, diagramas, fotografias, linha do tempo e características comuns dos edifícios analisados que ajudam a interpretar, de maneira gráfica e visualmente comunicativa, as propostas e estudos da autora. Em inglês.

Trilogia do Copan Vol. 1 - A história do edifício Copan
Carlos A. C. Lemos . 168 páginas . Imprensa Oficial do Estado de São Paulo . www.livraria.imprensaoficial.com.br
O arquiteto Carlos Lemos, que dirigiu o escritório de Oscar Niemeyer em São Paulo e o representou no desenvolvimento e na fiscalização da obra do Copan, conta nesta publicação a história do edifício icônico em três focos: a cidade, o projeto e a construção. Neste primeiro volume, o autor narra os aspectos arquitetônicos que resultaram no desvirtuamento do projeto original e aspectos ligados à construção civil, como estrutura e projetos complementares, além dos problemas na incorporação do edifício, seu lançamento e questões financeiras. Traz plantas e cortes do projeto original, documentos, fotografias de São Paulo e das etapas de construção, além de textos de jornais, anúncios e panfletos do edifício.

A cidade vista - Mercadorias e cultura urbana
Beatriz Sarlo . 240 páginas . Editora WMF Martins Fontes .
www.wmfmartinsfontes.com.br
Partindo de trajetos sobre a cidade real e as cidades imaginadas, Beatriz Sarlo revela no ensaio uma esfera da vida urbana de Buenos Aires pouco conhecida e, por vezes, invisível. Os três primeiros capítulos abordam três faces da capital argentina: a "cidade das mercadorias", a "cidade dos pobres" e a "cidade dos estrangeiros". Os capítulos seguintes analisam imagens de cidade, com fragmentos de narrações, poemas, pinturas e fotografias. O livro é originado do exercício da autora de observar a cidade ao longo de quatro anos, para a escrita de uma coluna semanal no jornal Clarín. Algumas das fotografias tiradas pela crítica literária e ensaísta nesse processo estão na publicação.

Vilanova Artigas - Habitação e cidade na modernização brasileira
Leandro Medrano e Luiz Recamán . 160 páginas .
Editora Unicamp . www.editora.unicamp.br
Ao analisar casas projetadas por Vilanova Artigas entre 1940 e 1960, como a Casinha e a Casa do Arquiteto, os autores Leandro Medrano e Luiz Recamán buscam identificar na obra do arquiteto um padrão urbano ou uma configuração de cidade possível: em outras palavras, sua expectativa de cidade. O livro apresenta e discute aspectos do trabalho de Artigas, debatendo os edifícios selecionados a partir da composição do espaço geral coletivo. Os autores também buscam compreender a dimensão estética da transformação que Artigas queria promover no âmbito social. Ao se debruçar sobre o estudo dos projetos, avaliam como as residências se relacionaram ou procuraram se relacionar com a cidade, no contexto da expansão industrial em São Paulo.

Arquitetura Gustavo Penna Impressões
Gustavo Penna, Beatriz Magalhães e Guilherme Seara .
312 páginas . BE Editora . bei.com.br
A publicação traz um panorama de 40 anos do trabalho do arquiteto mineiro Gustavo Penna, e inclui uma entrevista que Beatriz Magalhães, coautora do livro, fez com ele. O livro é dividido em três cadernos. O primeiro, Fragmentos da memória, apresenta as referências estéticas do arquiteto. A segunda parte aborda o processo de criação de Gustavo Penna, onde ele descreve seus rumos. Na parte final, o arquiteto fala do desenho e do uso do computador na criação de projetos, além de incluir obras de seu escritório GPA&A, como o Centro de Convenções do Inhotim. Bilíngue: português e inglês.

 



Destaques da Loja Pini
Aplicativos