Notícias do mundo da arquitetura | aU - Arquitetura e Urbanismo

Cenário

Notícias do mundo da arquitetura

Edição 247 - Outubro/2014

1

Projeto de Rodrigo Bocater vence concurso de ideias do IAB-BA para a Baixinha de Santo Antônio, em Salvador
A proposta do arquiteto Rodrigo Bocater 1 , do Rio de Janeiro, ficou em primeiro lugar no concurso público nacional de ideias para criar um plano urbanístico para a Baixinha de Santo Antônio, no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador. A competição, promovida pelo IAB-BA, recebeu 11 inscrições válidas e o projeto vencedor foi o da equipe formada por Rodrigo Bocater, Adriano Bruno, Juliana Sicuro, Luis Felipe Vasconcellos e Vitor Garcez.

A premiação, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur) e a Caixa Econômica Federal, propôs a concepção de projetos arquitetônicos de urbanização de uma área de 30 ha, com 7,7 mil habitantes distribuídos em 2.320 domicílios.

Imagens: divulgação IAB-BA
1

A proposta vencedora reúne estratégias de projeto de infraestrutura, paisagem, urbanismo e arquitetura para solucionar problemas relacionados a áreas de risco e saneamento básico, enfrentados pela população do local.

Segundo a comissão julgadora, a proposta "tem boa definição, e é especialmente atenta às intervenções sobre o assentamento a preservar". O júri considerou positiva, ainda, a criação de dois núcleos-centralidades com moradias, serviços e espaços públicos, em áreas atualmente frágeis e de menor aproveitamento.

2
Imagens: divulgação IAB-BA
3

Em segundo lugar foi selecionado o trabalho de Maria das Graças Pereira 2 , da Bahia, e em terceiro o de Thiago Sampaio 3 , também baiano. Os vencedores recebem, respectivamente, 150 mil, 80 mil e 50 mil reais em prêmios. A proposta vencedora será contratada pela Sedur para que seja executado o projeto de urbanização da área.

Morre no Rio de Janeiro o arquiteto e designer Sergio Rodrigues
Faleceu na manhã do dia 1o de setembro, no bairro do Botafogo, Rio de Janeiro, o arquiteto e designer de mobiliário Sergio Rodrigues. Aos 86 anos, o sobrinho do escritor Nelson Rodrigues morreu em sua residência. Segundo nota do IAB, a causa da morte foi insuficiência hepática. Sergio deixa a esposa e três filhos.

Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o carioca nascido em 1928 iniciou suas atividades durante a década de 1950 e, em 1973, fundou o escritório Sergio Rodrigues Arquitetura. Seus móveis caracterizam-se por priorizar o uso de madeiras nativas, couro e palhinha e sua peça mais conhecida é a poltrona Mole, de 1957. Muitas de suas criações estão em prédios públicos como o Palácio do Planalto, o Itamaraty e em salas da Universidade de Brasília.

Em nota, Haroldo Pinheiro, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), lamentou a morte do arquiteto e designer. "O Brasil e a arquitetura perdem mais um criador brilhante, cujo reconhecimento em nosso País foi menor do que o merecido pelo seu legado."

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>


Destaques da Loja Pini
Aplicativos