Cinco livros resenhados pela redação de AU | aU - Arquitetura e Urbanismo

Canal

Cinco livros resenhados pela redação de AU

Edição 246 - Setembro/2014

Lina Bo Bardi - Obra construída
Olivia de Oliveira . 255 páginas . Editorial Gustavo Gili . ggili.com.br
A publicação, uma reedição da revista 2G Lina Bo Bardi de 2002, apresenta 19 trabalhos de Lina Bo Bardi, como a Casa de Vidro, o Museu de Arte de São Paulo e o Sesc Pompeia, além de sua contribuição em projetos urbanos e de restauro. As fotos são de Nelson Kon, feitas especialmente para o projeto, que pela primeira vez é editado em português. A autora Olivia de Oliveira introduz o trabalho da arquiteta de forma a contextualizá-lo e a entendê-lo em sua complexidade não só arquitetônica, mas também política, cultural e social. O livro finaliza com uma entrevista com Lina, realizada em 1991, e com textos de sua autoria e reproduções de suas aulas, que abordam teoria e filosofia da arquitetura, linguística arquitetônica e planejamento ambiental. Bilíngue: português e inglês.

Arte, arquitetura e o aço
Edo Rocha . 200 páginas . J. J. Carol . www.jjcarol.com.br
A partir de sua experiência profissional, o arquiteto e artista plástico Edo Rocha explica no livro a influência do uso do ferro, do aço e do aço inox em seus projetos e nos de outros profissionais. A obra traz uma breve reconstituição da história do ferro, com início no momento em que esse metal e o aço passaram a ser utilizados na produção artística e arquitetônica. Os materiais foram adaptados às mais diversas aplicações e se desenvolveram em todos os níveis de trabalho. O autor também expõe as distinções entre arte e arquitetura, além das diferentes maneiras de ver, pensar e criar em cada uma delas.


Jader Almeida, a atemporalidade do desenho
Adélia Borges . 120 páginas . Editora C4 . www.editorac4.com.br
O livro retrata os últimos dez anos do trabalho do designer Jader Almeida, incluindo uma entrevista com ele, conduzida por Adélia Borges no primeiro semestre de 2014. Na entrevista, Jader fala sobre o início de sua carreira, suas influências e seu processo criativo, conta sobre o desenvolvimento de seus móveis e objetos e avalia materiais. A publicação também traz o portfólio do designer, uma introdução biográfica e um perfil. Imagens do seu processo de trabalho, da produção dos itens, croquis e mobiliários criados por Jader ilustram o livro. Bilíngue: português e inglês.

PreFab houses
Peter Gössel . 388 páginas . Taschen . www.taschen.com
Em uma viagem que passa pelos Estados Unidos, Europa até chegar à África e à Ásia, o autor faz um panorama de construções pré-fabricadas e, assim, permite compreender esses elementos e as dificuldades que podem surgir, como a entrega no local de construção e a finalização da edificação. Para explicar a evolução das recentes soluções pré-fabricadas, descreve a ligação entre modernismo e industrialização, dando exemplos de edificações que deram certo. O editor Peter Gössel também apresenta uma seleção de casas pré-fabricadas únicas, projetadas por arquitetos conhecidos, além de contatos de fabricantes e fornecedores. Em inglês.

A walk around King's Cross - Volume 1
Ruth Slavid . 138 páginas . AJ Publications . www.emap.com/products/architects'-journal
Primeiro volume de uma série, A walk around King's Cross reúne 21 projetos concluídos, organizados em 13 partes, nesse bairro londrino em transformação. Os prédios e espaços públicos da área são apresentados na forma de um passeio a pé, que começa na estação de metrô King's Cross St. Pancras e termina no Regent Quarter. O leitor pode acompanhar o tour no mapa que envolve a capa do livro. Quem descreve as construções são os autores dos projetos ou os responsáveis por sua execução. Lugares adicionais para ver, bares e restaurantes também estão incluídos na publicação do Architect's Journal. Os volumes seguintes abordarão os projetos que ainda não foram finalizados em King's Cross. Em inglês.



Destaques da Loja Pini
Aplicativos