Cinco livros resenhados pela redação de AU | aU - Arquitetura e Urbanismo

Canal

Cinco livros resenhados pela redação de AU

Edição 243 - Junho/2014

Sistemas estruturais
Pete Silver, Peter Evans e Will McLean .
208 páginas
Blucher
www.blucher.com.br

Direcionado para estudantes de arquitetura, o livro busca estimular nos futuros profissionais um entendimento intuitivo de engenharia de estruturas, a fim de que eles possam desenvolver, em longo prazo, conversas produtivas com os engenheiros. A obra é organizada em quatro partes: a primeira para as estruturas na natureza, como as árvores e as teias de aranha; a segunda aborda uma teoria geral de estruturas e sistemas estruturais aplicada ao ambiente construído; a terceira, sobre métodos e desenvolvimentos de formas estruturais; e a quarta tem uma seleção de estudos de caso de edifícios culturais, comerciais e residenciais. O texto vem intercalado com fotos coloridas dos cases e desenhos técnicos.

Arquitetura e política - ensaios para mundos alternativos
Josep Maria Montaner e Zaida Muxi
253 páginas
Gustavo Gili
www.ggili.com.br

O papel social do arquiteto e a sua responsabilidade no mundo contemporâneo embasam os quase 20 ensaios que compõem a obra, que se propõe a traçar um percurso histórico sobre a problemática da arquitetura, contrapondo-a com alternativas já experimentadas. Os autores começam apresentando uma reflexão sobre a história das relações entre arquitetura e sociedade, situando a arquitetura contemporânea, para depois estender o estudo para as grandes cidades de hoje. Ainda é discutida a vulnerabilidade dos espaços, como a perda da memória urbana, os problemas de moradia e os processos de exclusão, e, no final, são apresentadas alternativas a partir da perspectiva de gênero, dos valores do urbano e da crítica.

Espaços fechados e cidades - insegurança urbana e fragmentação socioespacial
Eda Maria Góes e Maria Encarnação Beltrão Sposito
360 páginas
Editora Unesp
www.editoraunesp.com.br

No livro, três cidades do interior de São Paulo - Presidente Prudente, Marília e São Carlos - são objetos de estudo das autoras, que pesquisaram as causas e consequências da implementação de condomínios fechados nesses locais. Partindo do pressuposto de que o espaço determina também as dimensões social, econômica, política e cultural das cidades, a hipótese trabalhada é a de que a tendência de segregação urbana está se expandindo por conta da percepção da insegurança urbana. A obra sustenta que a mídia e os discursos políticos favorecem essa movimentação da população, fenômeno que representa uma mudança não só na configuração das cidades, mas também nas relações entre centro e periferia e entre sociedade e espaço.

Arena Castelão - Governador Plácido Aderaldo Castelo
Héctor Vigliecca, Sérgio Stolovas, Flávio D''Alambert, Ciro Câmara
156 páginas
Vigliecca & Associados
www.vigliecca.com.br

O livro aborda a experiência dos quatro autores que estiveram envolvidos no projeto de modernização da Arena Castelão, o principal estádio de Fortaleza e o terceiro maior da Copa do Mundo de 2014. Sob a ótica de um arquiteto, dois engenheiros e um jornalista, são mostrados os diferentes aspectos da transformação da Arena, a partir de sua concepção original das décadas de 1960 e 1970, mesclados a fatos e curiosidades do futebol brasileiro. Além das imagens históricas em preto e branco, o livro traz fotografias recentes de Leonardo Finotti, croquis de Héctor Vigliecca, plantas, cortes e perspectivas que percorrem toda a história da Arena. Bilíngue: português e inglês.

Estratégias do belo: a arquitetura de Biselli e Katchborian
128 páginas
JJ Carol
www.jjcarol.com.br

Fundado em 1987, o escritório Biselli + Katchborian, dos arquitetos Mario Biselli e Artur Katchborian, destacou-se com projetos de diversas escalas - casas, escolas, museus, aeroportos, habitações de interesse social. A trajetória recente do escritório é contada neste livro, que traz uma análise de Ana Gabriela Godinho Lima focada a partir do ponto de vista de espaços de uso coletivo. Acompanhado por fotografias de Nelson Kon e ilustrações feitas pelos arquitetos, o livro faz uma coletânea dos principais projetos do escritório, construídos ou não, como a Estação Antártica Comendador Ferraz, o Ciclo Básico da USP, o Colégio Cristo Rei e o Sesc Franca. Bilíngue: português e inglês.



Destaques da Loja Pini
Aplicativos