Conjunto Nacional, de David Libeskind | aU - Arquitetura e Urbanismo

aU Educação

História em detalhe

Conjunto Nacional, de David Libeskind

Por Fernando Viégas
Edição 237 - Dezembro/2013

CONJUNTO NACIONAL, EM SÃO PAULO

O Conjunto Nacional ocupa toda uma quadra da avenida Paulista, em São Paulo. Foi projetado por David Libeskind quando tinha 26 anos, no final de 1954. O partido do projeto, uma lâmina horizontal como grande galeria e outra vertical com apartamentos e escritórios, tornou-se um modelo de cidade. O edifício adquiriu dimensão urbana, por sua escala e qualidades, e nos faz pensar sobre a legislação urbanística que impediu outras experiências como essa.

Foi proposta a continuidade do passeio público coberto por todo o conjunto, gerando espaços de uso coletivo. Sobrepõe usos que garantem animação, além de estabelecer várias cotas como desdobramentos destas atividades. Assim, interliga o subsolo a jardins no quinto piso.

As quatro galerias internas se encontram em um espaço central onde estão as prumadas de circulação vertical, compostas por rampas, elevadores e escadas rolantes. As rampas foram cobertas, no nível do terraço-jardim, por uma cúpula geodésica que permite a passagem de luz natural.

Toda a estrutura da cúpula é de alumínio. O desenho foi inspirado nos trabalhos que Buckminster Fuller vinha desenvolvendo. A transposição não foi simples, o cálculo da estrutura, de aproximadamente 30 m de vão, demandou grande precisão. O engenheiro Hans Eger viu o anteprojeto de Libeskind publicado e procurou o arquiteto, oferecendo seus trabalhos, que foram logo aceitos. A partir de um módulo hexagonal foi montada a volumetria, arrematada com uma única peça pentagonal de concreto no topo. Esta peça se apoia no bloco elíptico que concentra a circulação vertical. Placas de plástico e lã de vidro foram moldadas pela fábrica de plásticos Goyania, especialmente para este projeto.

DADOS DA OBRA

DATA DO PROJETO 1954
DATA DE CONCLUSÃO DA OBRA 1956

FICHA TÉCNICA

ARQUITETURA David Libeskind
ESTRUTURA DA COBERTURA GEODÉSICA Hans Eger

FERNANDO VIÉGAS arquiteto, sócio do escritório UNA e professor da Escola da Cidade, em São Paulo, apresentou sua dissertação de mestrado na FAUUSP em 2003 com o título Conjunto Nacional: a construção do espigão central


Download Exclusivo para Professores Download exclusivo para professores.
Faça o download do conteúdo exclusivo.



Destaques da Loja Pini
Aplicativos