Fachadas de alumínio exigem detalhamento preciso dos sistemas envolvidos e instalação correta do painel ACM | aU - Arquitetura e Urbanismo

Tecnologia

Fachadas de alumínio exigem detalhamento preciso dos sistemas envolvidos e instalação correta do painel ACM

Produto é prático e rápido de ser instalado, mas requer detalhamento preciso dos sistemas envolvidos

Por Gisele Cichinelli
Edição 207 - Junho/2011

 

divulgação Day Brasil
Rapidez de montagem

Corrigir as imperfeições da fachada de uma antiga construção em apenas 60 dias. Esse era um dos principais objetivos do escritório Bacoccini Arquitetura e Consultoria ao desenvolver o projeto de reforma para o Caiobá Praia Hotel, no litoral ­paranaense.
Para corrigir os desníveis da fachada no prazo exíguo, o escritório de arquitetura optou por cobrir a fachada com mil m² de ACM. Os painéis foram presos em perfis de alumínio ancorados na fachada original. Nas juntas foi aplicado silicone com cura neutra na cor preta.

FICHA TÉCNICA

NOME DA OBRA Caiobá Praia Hotel
LOCAL
Caiobá, PR
ANO DA OBRA
2009
ARQUITETURA
Bacoccini Arquitetura e Consultoria
FORNECEDOR DE ACM
Day Brasil
INSTALAÇÃO Temperados Tubarão

 

 

 

 

Sofia Mattos
Facilidade de manutenção

A reforma da antiga edificação, que deveria ser convertida na nova sede administrativa da Festo Brasil, não deveria paralisar ou interferir no funcionamento da companhia. A colocação de 4,3 mil m² de ACM sobre a velha fachada, cujas pastilhas estavam se soltando, modernizou o visual da construção, que deveria seguir o padrão estético das demais filiais da empresa. Os painéis foram aplicados diretamente na estrutura - sem o uso de presilhas - com a sobreposição de dobras do próprio painel, fixados com parafusos autobrocantes de inox. A principal vantagem desse método de aplicação foi a rapidez de execução e a eliminação do silicone para vedar as juntas, minimizando, dessa forma, a necessidade de manutenção.

FICHA TÉCNICA

NOME DA OBRA Sede Administrativa da Festo Brasil
LOCAL
São Paulo, SP
ANO DA OBRA
2010
FORNECEDOR DE ACM
Day Brasil
INSTALAÇÃO Sul Metais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcelo Scandaroli
Fachada humanizada

A opção pelo ACM para redefinir a fachada do edifício de escritórios, que seria transformado no Hospital Infantil Sabará, atendeu às premissas do projeto desenvolvido pelos escritórios Fiorentini Arquitetura Hospitalar e Diana Malzoni. Cerca de 1,7 mil m² de painéis de alumínio composto foi fixado nas ancoragens, colunas e travessas aplicadas à estrutura do prédio, que ganhou um ar lúdico com películas decorativas coloridas aplicadas como adesivos em alguns dos painéis. A transformação da fachada também proporcionou maior conforto térmico e ambiental da construção.

 

FICHA TÉCNICA

NOME DA OBRA Hospital Infantil Sabará
LOCAL
São Paulo, SP
ANO DA OBRA
2010
ARQUITETURA
Fiorentini Arquitetura Hospitalar e Diana Malzoni Arquitetura
FORNECEDOR DE ACM
Reynobond Alcoa
CONSULTORIA DE FACHADAS
Arqmate
INSTALAÇÃO Bimetal Engenharia de Esquadrias e Vidros

 

 

 

 

 

 

divulgação Botti Rubin
Cor exclusiva

A fachada de um dos anexos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, projetado pelo escritório Botti Rubin, foi coberta com painéis de alumínio composto de 4 mm de espessura. O sistema de fixação do ACM dispensou cantoneiras: as abas das chapas foram clicadas aos perfis de colunas e travessas por meio de pressão. Para a vedação, optou-se pelo uso de gaxetas, confeccionadas em silicone da mesma cor dos painéis. O tom champanhe foi especialmente criado para a obra com pintura PVDF (fluoreto de polivinilideno). Para a vedação, optou-se pelo uso de gaxetas confeccionadas com silicone da mesma cor dos painéis.

FICHA TÉCNICA

NOME DA OBRA Hospital Alemão Oswaldo Cruz
LOCAL
São Paulo, SP
ANO DA OBRA
2002
ARQUITETURA
Botti Rubin Arquitetos
FORNECEDORES DA FACHADA
Tecnofeal (esquadrias), Alubond (ACM) e Alucobond (chapas)
CONSULTORIA DE FACHADAS
Paulo Duarte e AEC Consultores de Arquitetura e Construção
PINTURA PVDF Kynar

 

 

 

 

Renata Miari
Fechamento racional

A arquiteta Renata Miari, autora do projeto do edifício Savassi Mall I, optou pelo ACM - em vez de alvenaria - para fazer o fechamento de uma das torres de um complexo originalmente concebido para ser um hospital. Foram empregados 2,7 mil m² de painéis de alumínio composto, sistema mais compatível com a estrutura metálica do edifício em função da sua racionalização e acabamento.

 

 

 

FICHA TÉCNICA

NOME DA OBRA Savassi Mall I
LOCAL Belo Horizonte, MG
ANO DA OBRA 2009
ARQUITETURA TM Engenharia e Meio Ambiente
FORNECEDOR DE ACM Belmetal
CONSULTORIA DE FACHADAS Belmetal
INSTALAÇÃO Flasan Comercial

 

 

 

Gabriel Inamine
Conforto ambiental

Criado pelo arquiteto Ricardo Julião, o projeto de reforma e ampliação do edifício ocupado pela sede da Bayer, na zona Sul de São Paulo, previu a execução de fachadas ventiladas. Apesar de o sistema custar mais do que os das fachadas tradicionais de ACM (não ventiladas), ele proporciona maior conforto térmico e, dessa forma, reduz os gastos com ar condicionado. O sistema requer um projeto de detalhamento preciso do sistema de vedação para garantir prumo e nivelamento perfeitos da fachada. A fixação dos painéis na estrutura é feita com pinos (encaixe). Foram consumidos 22 mil m² de ACM em tons de grafite e cinza, além de 66 toneladas de alumínio na estrutura de fixação. Com 4 mm de espessura, os painéis empregados receberam pintura PVDF (fluoreto de polivinilideno).

FICHA TÉCNICA

NOME DA OBRA Retrofit da sede da Bayer
LOCAL São Paulo, SP
ANO DA OBRA 2009
ARQUITETURA Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo
CONSULTORIA DE FACHADAS Mario Newton Leme
FORNECEDORES DA FACHADA Alubond (revestimento em ACM) Tecnofeal (caixilhos), Pilkington (vidros), Aluconond (ACM) e Dow Corning (silicone)
INSTALAÇÃO Alubond
PINTURA PVDF Kynar

 

 

 

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2


Destaques da Loja Pini
Aplicativos